RS e Vietnã assinam memorando de entendimento para estreitar…
Com a reafirmação do memorando de cooperação, o RS e o Vietnã, por meio do escritório comercial da embaixada no Brasil, busca-se ampliar iniciativas em áreas com grande potencial, como agronegócio, proteína animal, máquinas agrícolas para pequenas e médias propriedades, saúde, setor de defesa, equipamentos eletrônicos, roupas, calçados e bebidas.
“Temos muitas oportunidades, seja no setor industrial, na área de alimentos ou em outros setores da economia gaúcha, com foco no aumento de negócios e relações comerciais e este memorando reforça nossa proximidade com o Vietnã, que já é um grande parceiro comercial do Estado”, ressaltou Polo.
Para isto, será constituído um grupo de trabalho (GT), composto por autoridades públicas e equipes técnicas do Estado e do escritório a fim de organizar a partilha de ideias entre especialistas e a promoção de visitas técnicas. Também será promovida a cooperação empresarial, com a organização de delegações para participar em conferências e feiras, visando a promoção de produtos e negócios de ambas as partes.
“Tenho vindo com frequência ao Estado, justamente para aprofundar as relações comerciais e potencializar tanto a balança comercial, como também a diversificação da pauta entre o RS e o Vietnã. Há interesse de empresas vietnamitas em investir no RS, como também fiz o convite para que uma missão governamental e empresarial do RS visite o Vietnã no ano que vem”, afirmou Ngo Xuan Ty.
Relação comercial Vietnã/RS
No ano passado o RS exportou US$ 485,9 milhões para o país asiático, sendo US$ 20,5 milhões o montante das importações realizadas pelo Estado. Trigo, soja, carne suína e tabaco estão entre os principais itens exportados pelo RS. Já entre as principais importações estão a borracha, filés de peixe, películas e lâminas de plástico.
Participaram também do ato Luciano D’Andrea, gerente de relações internacionais e Comércio Exterior da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs), Oscar Plentz, coordenador da Associação de Amizade Brasil-Vietnã, (Abraviet RS), o diretor do Departamento de Promoção Comercial e Assuntos Internacionais, Evaldo da Silva Júnior e a assessora do DPCI, Astrid Schünemann.
Após a assinatura do memorando junto à SEDEC, o chefe do escritório comercial da embaixada do Vietnã no Brasil foi recebido pelo vice-governador Gabriel Souza.
POR ALEXANDRE FARINA/TAÍS TEIXEIRA