Ernani Polo acompanha comitiva federal em visita aos municípios…
Durante a visita, secretário Ernani Polo apresentou o levantamento feito com empresas da região que foram afetadas pela enchente
Uma comitiva do governo federal formada pelos ministros da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome do Brasil, Wellington Dias, esteve no Vale do Taquari nesta quinta-feira (28/9) e fez uma série de reuniões para buscar soluções para os municípios afetados.
Durante a parte da manhã, no auditório da Universidade do Vale do Taquari (Univates), em Lajeado, o governador Eduardo Leite fez a abertura do evento, apresentando números de perdas ocasionadas pelo ciclone e a previsão do tempo para os próximos três meses, com a presença do vice Gabriel Souza, secretários de Estado, parlamentares, lideranças de bancos e entidades. “Nesta hora, não têm visões políticas e nem lados diferentes, precisamos nos unir para resolver os prejuízos e nos preparar para o que vem pela frente, que é uma primavera com grandes volumes de chuvas”, disse.
Na sequencia, Leite seguiu para outras agendas e a reunião foi conduzida pelo vice-governador Gabriel Souza, acompanhada por secretários,parlamentares estaduais e federais, lideranças de instituições financeiras e empresariais. O secretário de Desenvolvimento Econômico (Sedec), Ernani Polo, apresentou o diagnóstico das empresas que foram afetadas pelas enchentes. O levantamento foi feito em parceria com a Junta Comercial do RS (JucisRS), vinculada à Sedec, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do RS (Sebrae RS), trabalho que foi coordenado pelo diretor-geral da secretaria, Leandro Evaldt, e o diretor-geral adjunto Roger Pozzi.
Seguindo a agenda do dia, houve reuniões com bancos para discutir soluções financeiras para os empreendedores que sofreram perdas com a passagem do ciclone extratropical. Estiveram presentes a presidente da Caixa Econômica Federal, Maria Rita Serrano, a Vice-Presidente de Sustentabilidade e Empreendedorismo da Caixa, Monica Monteiro, o Vice-Presidente de Governo e Sustentabilidade Empresarial – Banco do Brasil (BB), José Ricardo Sasseron e o Vice-Presidente de Agronegócios do BB, Luiz Gustavo Braz Lage.
O secretário Ernani Polo declarou que o momento é de buscar união entre todas as esferas do governo para reconstruir os municípios. “Esse esforço conjunto é essencial para que possamos recuperar as empresas e, por consequência, manter os empregos. A Sedec está trabalhando para viabilizar linhas de financiamento para auxiliar os empresários”,explicou.
Na parte da tarde, a primeira-dama Janja Lula da Silva, o ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência, Paulo Pimenta, e equipe , reuniram-se com parlamentares, após visita aos municípios atingidos.
POR TAÍS TEIXEIRA / ASCOM SEDEC