
Presidente da Assembleia participa de reuniões com prefeitos e…
O presidente da Assembleia Legislativa, Ernani Polo, participou de reuniões com prefeitos do interior e o governador Eduardo Leite na tarde e início da noite desta segunda-feira (15). As videoconferências contaram com a participação de lideranças da Serra, Fronteira, Santa Maria e Santo Ângelo, áreas que migraram, no sábado, da bandeira laranja para vermelha no modelo de distanciamento controlado do governo do Estado. Sob bandeira vermelha, somente estabelecimentos que vendem itens essenciais podem estar abertos, mantendo 50% dos funcionários. Os demais locais de comércio devem ficar fechados.
Nas reuniões, prefeitos apresentaram informações e dados técnicos novos de contágio, leitos disponíveis e internações por coronavírus, alguns dos quais não teriam sido considerados quando foram atualizadas as cores das bandeiras no fim de semana, segundo eles. Os municípios pediram ajustes nos indicadores e que o governo do Estado reavalie a situação de cada região. Com atenção total à prevenção da saúde e às recomendações das autoridades sanitárias, os prefeitos tentam manter as atividades dos setores produtivos, do comércio e dos serviços.
O governador se mostrou atento às reivindicações. Participaram também o vice-governador Ranolfo Vieira Júnior, a secretária estadual da Saúde, Arita Bergmann, o procurador-geral do Estado, Eduardo Cunha da Costa, o líder do governo na Assembleia, Frederico Antunes, entre outras autoridades.
No domingo, o presidente da Assembleia já havia se reunido virtualmente com prefeitos e lideranças da Serra e Missões. Os relatos apontam que as mudanças nos critérios e as alterações nas bandeiras trazem dificuldades a empreendedores e ameaçam a manutenção de negócios e empregos. Prefeituras e lideranças empresariais defendem a necessidade de ter o mínimo de previsibilidade dos caminhos a serem seguidos, além de maior debate com todas as esferas da sociedade antes da tomada de decisões.