
Presidente da Assembleia participa de assinatura do Programa Estadual…
Nesta segunda-feira, (14), o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ernani Polo participei da assinatura, em cerimônia em formato híbrido no Palácio Piratini, do projeto de lei que institui o Programa Estadual de Produção de Etanol Amiláceo, o Pró-Etanol.
O Rio Grande do Sul é o maior produtor nacional de biodiesel. Um combustível limpo, com baixo teor poluente e fonte de energia renovável. O setor do biodiesel era praticamente inexistente anos atrás no Estado. Atualmente, está em evolução.
Polo afirmou que esta evolução e crescimento dependem exclusivamente da manutenção da competitividade, já que uma grande parte da produção gaúcha é direcionada para outros Estados. “É necessário manter a condição tributária competitiva do RS, sob pena de perdermos parte do espaço conquistado. No passado, por exemplo, já chegamos a ter maior percentual no mercado brasileiro. Estamos atentos às demandas do setor”, disse. A proposta foi construída em conjunto pela Frente Parlamentar em Defesa da Produção e Autossuficiência de Etanol da Assembleia Legislativa, coordenada pelo colega deputado Elton Weber e prevê uma política estadual de estímulo à produção de etanol baseada em matéria-prima de amiláceos ou fontes de amido. A intenção é reduzir a dependência do RS do etanol externo.