
Presidente da Assembleia acompanha posse no Comando Militar do…
O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ernani Polo, prestigiou na manhã desta quinta-feira (30), a solenidade de posse do general Valério Stumpf Trindade no CMS (Comando Militar do Sul), responsável pelo efetivo de 50 mil homens e mulheres nos três Estados do Sul do Brasil.
Também participaram do ato o presidente da República, Jair Bolsonaro, o vice-presidente Hamilton Mourão, o comandante do Exército, general Edson Leal Pujol, o governador Eduardo Leite, o prefeito de Porto Alegre, Nelson Marchezan Jr., e o presidente do Tribunal de Justiça, Voltaire de Lima Moraes.
Stumpf sucede ao general Geraldo Antonio Miotto, que passa para a reserva. Por conta das restrições de aglomeração impostas pelo coronavírus, poucas pessoas acompanharam a troca de comando na sede do CMS, no centro de Porto Alegre. Na ocasião, também foi inaugurado o retrato de Miotto na galeria dos ex-comandantes do CMS.
O deputado Ernani Polo saudou Miotto pelas quase cinco décadas de trabalho e dedicação ao Exército Brasileiro. O parlamentar também desejou sucesso ao sucessor na tarefa de comandar os militares do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. O efetivo do CMS corresponde a um quarto do total do país, sendo responsável por 570 mil quilômetros quadrados de área e fronteira com três países (Uruguai, Argentina e Paraguai). O CMS tem 90% da frota nacional de blindados.
Durante a cerimônia, o presidente da Assembleia relatou de forma rápida ao presidente Bolsonaro e ao vice-presidente General Mourão, que o Rio Grande, além da crise gerada pela pandemia de coronavírus – que acaba afetando todos os setores produtivos da indústria, comércio e serviços – também está passando por uma situação dramática em função da seca que assola o Estado. O presidente da República disse que está ciente da situação e o governo federal, através do Ministério da Agricultura, está trabalhando para auxiliar o Rio Grande do Sul no que for possível.