
Empreendedores e prefeitos discutem ações para ampliar competitividade da…
Na tarde desta quinta-feira (27), na 4ª edição regional do seminário “Competitividade pelo Rio Grande – Juntos para Recomeçar”, lideranças da Região Sul falaram dos desafios para melhorar a competitividade. O evento virtual segue, na próxima quinta-feira (3), com a presença de lideranças das regiões da Campanha e da Fronteira Oeste.
O prefeito de Rio Grande, Alexandre Lindenmeyer, disse que a Região Sul do RS tem uma contribuição estratégica para dar ao estado pela existência do porto, de um grande polo logístico e polo industrial. Também destacou a indústria pesqueira, o polo madeireiro, a agricultura familiar e extensivista, a produção de oliveiras e vinhos, o polo educacional e de saúde. Citou ainda que, dentro do cenário da pandemia, Rio Grande foi a única das 10 maiores cidades do estado com a maior manutenção de empregos. Lindenmeyer elencou ações realizadas em sua gestão, como a construção de mais de 3 mil unidades habitacionais, a regularização fundiária de 8 mil lotes no município, melhoria da malha viária, implantação de ciclovias, valorização da orla e implantação de novas unidades básicas de saúde e qualificação da educação. Finalizou defendendo a união de todos, entes públicos e privados, para superar esse momento complexo que vivemos.
O presidente da Yara Américas, Lair Vianei Hanzen, falou que, apesar da pandemia, o setor agrícola foi declarado essencial e não parou. Disse que a empresa, com a pandemia, definiu três pilares: cuidar das pessoas, com garantia de remuneração aos quase sete mil funcionários no país; que a Yara é uma empresa de atuação responsável; e manter sua vocação de ajudar a alimentar o mundo. Segundo Hanzen, a empresa doou, na pandemia, mais de R$ 5 milhões a municípios brasileiros, sendo mais de 40% do valor em Rio Grande, especialmente no setor da saúde. Informou que a empresa está investindo R$ 2 bilhões na duplicação e ampliação do complexo fabril em Rio Grande. Outro investimento é o centro de excelência operacional que será instalado em Porto Alegre para atender a todas as unidades da empresa no país. Entre as questões levantadas pelo empreendedor, está o pagamento de ICMS no cruzamento das fronteiras estaduais, o que onera a produção nacional, e a reforma tributária estadual. Afirmou que a reforma deve desonerar as áreas estratégicas e a principal área estratégica do RS é a agricultura; e demonstrou preocupação com a oneração dos insumos para a produção de fertilizantes e o ICMS sobre os fretes.
E o presidente do Conselho Deliberativo do Ibraoliva, Luiz Eduardo Batalha, também ressaltou que o setor do agronegócio foi o que menos foi atingido pelos efeitos da pandemia. Defendeu que, para o RS atrair mais investimento, é preciso investir fortemente na educação, especialmente nos cursos técnicos; além de melhorar e ampliar a infraestrutura de transporte, destacando a importância do Porto de Rio Grande como principal ponto de saída dos produtos gaúchos. Avaliou que o Estado precisa concentrar seus esforços nas áreas da educação, saúde e segurança pública, deixando as demais para atuação da iniciativa privada. Por fim, citou oportunidades para os pequenos e médios empreendedores na região, como a produção de carnes, de oliveiras e florestas plantadas.
Ao longo do evento, o presidente do Legislativo gaúcho, deputado Ernani Polo, comentou as manifestações dos palestrantes, destacando as potencialidades e desafios da Região Sul. No encerramento, agradeceu a participação dos palestrantes e reforçou o papel da Assembleia Legislativa na superação dos desafios impostos pela pandemia. “Com muita união, solidariedade, equilíbrio e responsabilidade vamos superar tudo isso. Somos um povo empreendedor, vamos seguir superando os desafios e conquistando novos espaços”, afirmou. Polo ainda convidou a todos para a nova edição do Seminário da Competitividade que ocorre na próxima segunda-feira (31), com palestra do ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, sobre as ações que estão previstas na área para o Rio Grande do Sul.
Também participaram, como painelistas, o superintendente dos Portos do RS, Paulo Fernando Estima; a reitora da Furg, Cleuza Sobral Dias; e a prefeita de Pelotas, Paula Mascarenhas. Manifestou-se, ao final das palestras, o deputado Zé Nunes, 1º vice-presidente da Casa. Ainda acompanharam o evento deputados; prefeitos, vereadores e secretários dos municípios da região, além de representantes de poderes e órgãos, Coredes, Famurs, entre outras entidades.
Confira o calendário dos próximos seminários virtuais, que serão sempre às quintas-feiras, às 14h:
- 3 de setembro – Campanha e Fronteira Oeste
- 17 de setembro – Região Noroeste e Missões
- 24 de setembro – Região Central
- 1º de outubro – Região da Produção e Norte