
Em visita à Assembleia, Simers lança campanha contra violência…
Com o crescimento dos casos de agressões e ameaças a profissionais da saúde durante o período de enfrentamento à pandemia, o Simers (Sindicato Médico do Rio Grande do Sul) lançou nesta segunda-feira (8), em visita ao Palácio Farroupilha, a campanha Violência, Não! O material gráfico da iniciativa foi entregue, em primeira mão, ao presidente da Assembleia Legislativa, Ernani Polo, pelo presidente da entidade, Marcelo Matias, e pelo vice Marcos Rovinski. A visita foi acompanhada pelo superintendente de Comunicação e Cultura, André Machado.
Recentemente, agressões a médicas foram registradas em Pelotas e Tapes. Matias destacou que a entidade considera os atos intoleráveis, tendo em vista a dedicação ininterrupta desses profissionais à preservação da vida e promoção da saúde para todos em meio à pandemia.
A campanha alerta para a alta do volume e proporções de casos de violências contra as mulheres profissionais de saúde, em seus locais de trabalho. A entidade destaca o alto índice de casos de violência verbal, manifestações caluniosas e agressões psicológicas, contra médicos, em meio a tensão ocasionada pela pandemia do coronavírus. Segundo levantamento da entidade, em seis anos foram registradas cerca de 107 ocorrências de violência direta e presencial contra médicos no Rio Grande do Sul: 65 em Porto Alegre e 44 no interior.
O presidente da Assembleia se colocou à disposição dos profissionais da saúde e da entidade para ajudar na divulgação da campanha.