
“Competitividade é nossa palavra de ordem”, diz Ernani Polo…
Ao participar nesta terça-feira (25) do evento Menu POA, da ACPA (Associação Comercial de Porto Alegre), o presidente da Assembleia Legislativa, Ernani Polo, destacou sua bandeira de gestão à frente do Parlamento: “A competitividade é nossa palavra de ordem”. Segundo o parlamentar, o Rio Grande do Sul é destaque em inovação (2º lugar), sustentabilidade social (3º) e segurança pública (5º), mas precisa avançar em educação (11º lugar), infraestrutura (18º) e solidez fiscal (27º), conforme dados do CLP (Centro de Liderança Pública). No quadro geral, o Estado está em 7º lugar no ranking de competitividade.
Na Assembleia, o tema é tratado em uma série de seminários, sendo oito deles regionais. Nesta quinta-feira (27), será a vez da região Sul receber a quarta edição do evento virtual. Ao ser questionado pelo presidente da ACPA, Paulo Afonso Pereira, sobre a reforma tributária, Polo avaliou que o tema precisa ser analisado com responsabilidade, mantendo a competitividade no radar. Qualquer mudança na matriz tributária precisa ter caráter competitivo e não arrecadatório, segundo ele. Além disso, Polo opinou que a reforma precisa reduzir a burocracia administrativa e simplificar o sistema tributário, que geram custos ocultos às empresas e aos setores produtivos.
Outro tema abordado no evento da ACPA foi o Fórum de Combate ao Colapso Social e Econômico, que já teve 15 reuniões desde sua criação, em março. Com a participação de mais de 30 setores da economia, o grupo tem como objetivo buscar soluções para a crise imposta pelo coronavírus. “Jamais imaginaríamos essa situação decorrente da pandemia. No começo, criou-se uma polêmica entre saúde e economia. Desde o início falávamos em compatibilizar os dois, em buscar o equilíbrio. Quem só pensa em saúde, ou só em economia, não está realmente preocupado em salvar vidas. Temos que pensar nos dois lados”, afirmou o deputado, que lamentou as vidas perdidas para o vírus.
O presidente da Assembleia falou sobre a necessidade de a população manter os cuidados básicos para evitar o coronavírus, como o uso de máscaras, o distanciamento social e a frequente higienização das mãos e superfícies. Em sua fala, Polo defendeu ainda o tratamento precoce aos primeiros sintomas de Covid-19, que, segundo ele, teve bons resultados em cidades que o adotaram.
Interlocução em Brasília
Ernani Polo ainda falou das agendas que teve em Brasília, na semana passada. O parlamentar tratou de pautas de interesse do Rio Grande do Sul em audiências com o vice-presidente Hamilton Mourão, e com os ministros Tereza Cristina (Agricultura, Pecuária e Abastecimento), Tarcísio de Freitas (Infraestrutura) e Paulo Guedes (Economia).