
Com intermediação da Assembleia, Gramado pede à EGR solução…
Com frequentes acidentes e até mortes na ERS-115, a comunidade do bairro Várzea Grande, o mais populoso de Gramado, reivindica solução para o cruzamento da rodovia com a rua Faustino Rissi e proximidades. A demanda foi apresentada na manhã desta quarta-feira (25) ao diretor-presidente da EGR (Empresa Gaúcha de Rodovias), Urbano Schmitt, pelo prefeito eleito de Gramado, Nestor Tissot, e vereadores em reunião intermediada pelo presidente da Assembleia, Ernani Polo, e pelo deputado Sérgio Turra.
Conforme o relato do prefeito eleito e de vereadores, o cruzamento provoca congestionamentos frequentes junto ao pórtico de acesso a Gramado, com registro de acidentes e mortes. Eles defenderam a construção de um viaduto ou trincheira no trecho, como forma de solucionar de vez o problema. O tema já havia sido tratado no início de setembro pela comunidade com o presidente Ernani Polo.
Schmitt explicou que a EGR, que é responsável pela via, está fazendo adequações no trecho para mudar a forma como é feito o cruzamento da rodovia, incluindo redutores de velocidade e a transferência do fluxo para uma rótula próxima. Segundo ele, a intervenção deverá estar concluída em duas semanas, mas a solução definitiva só deve se concretizar com uma obra maior: um viaduto ou uma trincheira. O diretor-presidente explicou que uma obra dessa envergadura precisará ser incluída no processo de concessão da ERS-115, que está na fase de modelagem pelo governo do Estado.
Polo informou que iria levar o assunto ao secretário extraordinário de Parcerias Estratégicas, Bruno Vanuzzi, para que a obra necessária seja incluída no plano de concessão da rodovia. “Nossa maior meta é salvar vidas. Vamos focar em buscar uma solução emergencial, como a colocação de redutores de velocidade no trecho, mas também numa solução futura definitiva”, comentou o presidente da Assembleia.
Acesso asfáltico a Santa Maria do Herval
Outro assunto tratado na reunião, realizada no Plenarinho do Parlamento, foi a ligação asfáltica entre Gramado e Santa Maria do Herval. Um trecho de 12,5 quilômetros, que compreende a ERS-373, ainda é percorrido por estrada de chão. Vereadores das duas cidades apresentaram o pleito ao diretor-geral do Daer (Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem), Luciano Faustino.
Faustino destacou a importância da obra para a região, mas ponderou que há falta de recursos por parte do governo do Estado. Uma saída sugerida é buscar os recursos pelo PIAA (Programa de Incentivo ao Acesso Asfáltico), de autoria de Turra, que recebe propostas dos interessados em realizar obras de pavimentação de rodovias mediante ressarcimento do ICMS devido. Polo comentou que a obra poderia ser feita em partes, já que o PIAA tem teto de R$ 5 milhões.