
Presidente Ernani Polo debate reforma tributária com representantes de…
Nesta segunda-feira, 31, o presidente da Assembleia, deputado Ernani Polo participou de videoconferência com representantes do Sindipan (Sindicato das Indústrias de Panificação, Confeitaria e de Massas Alimentícias e Biscoitos no RS) que relataram sua preocupação com o impacto da reforma tributária no setor. O Rio Grande do Sul tem 8 mil padarias, que geram 80 mil empregos diretos. Atualmente isento, o pão francês, por exemplo, teria elevação gradual das alíquotas até atingir 17% em 2023, segundo a proposta apresentada pelo governo do Estado. Com isso, o setor calcula impacto de 24% de aumento no preço de venda do produto.
Polo ressaltou que o tema precisa ser analisado com responsabilidade, mantendo a competitividade no radar. “A reforma tributária precisa reduzir a burocracia administrativa e simplificar o sistema tributário, que geram custos ocultos às empresas e aos setores produtivos. Qualquer mudança na matriz tributária precisa ter caráter competitivo”, disse o deputado.
A presidente da entidade, Carla Carnevali Gomes, avalia que a tributação de 17% irá gerar redução de consumo de pão e demissões nas padarias, além de crescimento da informalidade e perda de competitividade para o mercado catarinense.
Na quinta-feira, o Sindipan vai apresentar suas reivindicações e estudos à Secretaria Estadual da Fazenda. Vamos acompanhar o assunto.