
Competitividade é tema de palestra de Ernani Polo em…
O presidente da Assembleia Legislativa, Ernani Polo, palestrou, nesta segunda-feira (3), na reunião-almoço on-line da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC Caxias) com o tema “Competitividade e desburocratização: apoio à economia gaúcha e estímulo à inovação”. O parlamentar escolheu a competitividade como bandeira de sua gestão à frente do Parlamento. “Só vamos crescer e nos desenvolver se formos competitivos. Quando falamos em competitividade, temos dois eixos: o aspecto tributário e a diminuição da burocracia”, afirmou.
Com a participação de cerca de 70 empresários e lideranças empresariais da Serra no evento, o parlamentar apresentou dados do CLP (Centro de Liderança Pública) que inserem o Rio Grande do Sul no 7º lugar no ranking geral de competitividade. Na apresentação, Polo relatou que o Estado é destaque em inovação (2º lugar), sustentabilidade social (3º) e segurança pública (5º), mas precisa avançar em educação (11º lugar), infraestrutura (18º) e solidez fiscal (27º). Sobre a proposta de reforma tributária que será protocolada pelo governo do Estado, o deputado alertou que é necessário manter a competitividade como foco: “Não podemos criar qualquer situação que tire a competitividade”, disse.
Como forma de melhorar a posição do Rio Grande do Sul no ranking nacional, o presidente mencionou iniciativas como a do projeto de lei que regulamenta o processo administrativo no âmbito da administração pública estadual, que foi protocolado na semana passada na Assembleia. O objetivo é diminuir a burocracia, deixando os processos mais simples e ágeis. A proposta foi apresentada por Polo em dezembro passado. “O projeto parte da premissa da boa-fé do cidadão. Não é desconfiando que vamos crescer, mas confiando que vamos nos desenvolver como Estado”, disse.
Fórum de Combate ao Colapso Social e Econômico
O presidente da Assembleia abordou o Fórum de Combate ao Colapso Social e Econômico, que já teve 14 reuniões virtuais desde 26 de março, reunindo mais de 30 setores da economia. Polo relatou que, desde o início da pandemia, as medidas do governo do Estado para a prevenção da saúde tiveram apoio. Mas agora, passados mais de quatro meses, é preciso mudanças no Distanciamento Controlado, segundo ele, para que o comércio funcione com protocolos, mesmo sob bandeira vermelha. “Trabalhar não significa se contaminar”, defendeu.
Polo defendeu a participação da população nos cuidados básicos para evitar a disseminação do coronavírus, como o uso de máscaras, o distanciamento social e a frequente higienização das mãos e superfícies. Em sua fala, o deputado defendeu o tratamento precoce aos primeiros sintomas de Covid-19, que, segundo ele, teve bons resultados em outras cidades.
Na reunião virtual comandada pelo presidente da CIC Caxias, Ivanir Gasparin, Polo ainda falou sobre a campanha Escolha de Valor, em que o Parlamento incentiva a população a comprar produtos e serviços do Rio Grande do Sul e do Brasil. Além disso, relatou a transferência de recursos do orçamento do Parlamento, na ordem de R$ 50 milhões até o momento, para ações do governo do Estado nas áreas da saúde, da educação e da agricultura.