
Permanência da estatal Ceitec pauta reunião virtual conduzida pelo…
Durante reunião virtual realizada na manhã desta quinta-feira (16), foram apresentadas razões, por parte de representantes da Associação dos Colaboradores do Centro Nacional de Tecnologia Eletrônica Avançada (Acceitec), para que a estatal de tecnologia permaneça ativa. A Ceitec, mesmo sendo a única empresa pública que atua na fabricação de chips e semicondutores na América Latina, se encontra em processo adiantado para a extinção.
O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ernani Polo, conduziu a reunião e destacou que o setor de tecnologia é estratégico para o estado e para o país, inclusive para otimizar o próprio poder público, fazendo com que a entrega de serviços ao cidadão seja otimizada e menos onerosa.
“O tema que escolhemos neste ano, à frente da presidência da Assembleia, é a competitividade, o que vai ao encontro da inovação que a Ceintec representa. Não há como ter competitividade sem investir em tecnologia. É possível que sejam feitas alterações no Centro, no sentido de otimizar custos, porém, não há dúvidas de que a Ceintec desempenha um papel fundamental no desenvolvimento do Rio Grande do Sul, impulsionando o crescimento de todos os setores”, finalizou.
Participaram da videoconferência representantes da Acceitec, Julio Leão, Silvio Luís e Marcos Dossa, o ex-ministro Miguel Rossetto, o vice-presidente da ALRS, Zé Nunes, os deputados Fernando Marroni e Sebastião Melo, os diretores dos Parques Tecnológicos Tecnosinos, Susana Kakuta, do TecnoPuc, Jorge Audy e a ex-diretora do CEITEC, Guissia Hauser.