
Com presidentes de federações e associações comerciais e industriais…
O presidente da Assembleia Legislativa, Ernani Polo (PP), se reuniu na tarde desta sexta-feira (3), por meio de uma videoconferência, com os presidentes da Federasul, Simone Leite, da Fecomércio, Luiz Carlos Bohn, e de associações comerciais e industriais em busca de soluções para a crise social e econômica no Rio Grande do Sul. A ideia é ouvir sugestões e chegar a mecanismos para minimizar dificuldades em diversos setores econômicos. Preocupado com o tema e seus impactos nos setores produtivos, o parlamentar deu início, em 26 de março, às discussões dentro do Fórum de Combate ao Colapso Social e Econômico do RS.
Simone e Bohn parabenizaram o presidente do Parlamento pela iniciativa da reunião, que complementa o trabalho já em andamento no Fórum que conta com lideranças empresariais e políticas do Estado.
Os participantes relataram dificuldades de diferentes setores das regiões devido às restrições impostas pelo isolamento social devido ao coronavírus. “Estamos muito preocupados com a saúde das pessoas, atentos para as recomendações das autoridades da área da saúde, mas precisamos buscar alternativas para os setores econômicos funcionarem”, comentou Polo.
Na próxima semana, a Fecomércio apresentará um protocolo de procedimentos para o comércio reabrir. Atualmente, as atividades estão suspensas por decreto estadual até 15 de abril, podendo operar apenas serviços considerados essenciais, como supermercados e farmácias. O grupo reunido nesta sexta-feira questiona que alguns estabelecimentos podem funcionar com certa aglomeração de pessoas e outros, de pequeno porte, precisam ficar de portas fechadas, gerando desemprego.
Na segunda-feira, na 4ª reunião do Fórum de Combate ao Colapso Social e Econômico, irão participar representantes de três bancos públicos do Estado – o Banrisul, o BRDE e o Badesul – para que abordem suas ações para os clientes e empresas gaúchas.
1 COMENTÁRIO
Será que só o setor privado pode sofrer redução de ganhos. E a iniciativa pública poderia reduzir seus salário por 3 mês.