
Ernani Polo busca solução para dificuldade de revendedores de…
Acionado pelos revendedores de veículos, o presidente da Assembleia Legislativa, Ernani Polo (PP), intermediou na tarde desta sexta-feira uma videoconferência do setor com o vice-governador e secretário estadual da Segurança Pública, Randolfo Vieira Júnior, e o diretor técnico do Detran RS, Fábio Santos. Na reunião, os vice-presidentes do Sincodiv/Fenabrave-RS, Ambrósio Pesce Neto e Fábio Teixeira, relataram dificuldades das concessionárias para registrar veículos novos e usados devido às restrições às atividades comerciais impostas por decreto por conta do coronavírus.
Pesce Neto, que é diretor executivo do Grupo Iesa, relatou que os CRVAs (Centros de Registro de Veículos Automotores), vinculados ao Detran, só estão autorizados a realizarem registros civis, como autenticação de documentos, da mesma forma que os cartórios normais. O registro de carros zero-quilômetro e as transferências de propriedade nos casos de veículos usados estão suspensos por decreto, pelo menos até 7 de abril, segundo ele. “Isso cria problemas ao setor. O primeiro é a dificuldade de concluir uma venda no caso dos carros usados. E, no caso dos carros zero-quilômetro, o cliente fica autorizado a transitar com a nota fiscal durante um período indeterminado, sem precisar pagar o IPVA e sem gerar receita ao Estado”, comentou.
O vice-governador ouviu com atenção os pedidos e prometeu levar o pedido de reabertura total dos CRVAs ao Detran para providências. “O setor é muito representativo para o Rio Grande do Sul. Mesmo com a diminuição das atividades, é importante concluir as transferências e as vendas dos veículos, mantendo também para o Estado a arrecadação de impostos”, comentou o presidente da Assembleia.