Reunião organizada pelo senador Luiz Carlos Heinze e FIERGS detalhou o cronograma da operação

O deputado Ernani Polo esteve na noite da terça-feira (23), no Centro de Eventos da FIERGS, participando da reunião de apresentação do projeto do Porto Meridional no litoral norte do Rio Grande do Sul. O encontro foi organizado pelo senador Luiz Carlos Heinze e trouxe informações do projeto previsto para 2024.

O porto em Arroio do Sal terá capacidade para movimentar em torno de 50 milhões de toneladas anualmente, operando contêineres, granéis líquidos e sólidos, além de contar com um terminal de passageiros. O empreendimento já recebeu autorizações da Marinha e da Secretaria Nacional de Portos e Transportes Aquaviários para ir adiante.

O presidente da DTA Engenharia, João Acácio Gomes de Oliveira Neto, explicou que o processo de licenciamento ambiental no Ibama deverá levar praticamente todo o próximo ano, sendo que a implantação do complexo, a partir do começo dos trabalhos, deve durar cerca de 20 meses.

O investimento para tirar o projeto do porto Meridional do papel é estimado atualmente em cerca de R$ 6 bilhões. o presidente da DTA Engenharia comentou que os recursos podem ser obtidos através de um grupo de investidores, fundo de investimento ou financiamento de um banco de fomento, entre outros mecanismos.

“Se hoje nós estamos dando um passo na concretização desse sonho é devido ao comprometimento do senador Heinze”, afirmou o deputado.