Os integrantes da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa concederam coletiva de imprensa logo após a reunião extraordinária realizada na manhã desta sexta-feira (13) para definir as medidas a serem adotadas para prevenir a disseminação do coronavírus no âmbito do Parlamento gaúcho.

Na coletiva, o presidente Ernani Polo (PP) informou as medidas estabelecidas pela Resolução de Mesa 1658/2020. A Assembleia estará fechada para o público externo e os eventos promovidos pela Casa serão suspensos a partir da segunda-feira (16). As comissões parlamentares e sessões plenárias continuarão ocorrendo normalmente, porém apenas com a presença de deputados e servidores.

As medidas reforçam a importância da prevenção para que o vírus não se espalhe pelo RS, conforme Polo. “As medidas não têm intenção de disseminar o pânico, mas sim de evitar que nós possamos chegar no estágio de transmissão comunitária. Portanto, o objetivo é a prevenção. Como estamos tratando de saúde pública, o esforço é para evitar a perda de vidas”. O presidente da Assembleia avaliou que as decisões podem ser vistas como excessivas, mas são essenciais para evitar a propagação do vírus, visto que a Assembleia recebe cerca de 900 visitantes por dia, oriundos de todas as regiões do estado. Polo ainda informou que as medidas podem sofrer mudanças caso o quadro no RS tenha alteração.

O presidente do Conselho Regional de Medicina do Rio Grande do Sul, Eduardo Trindade, elogiou a decisão tomada pela Mesa Diretora do Parlamento gaúcho. “Não é excesso de precaução. É ação para limitar o contágio e evitar casos de gaúchos transmitindo para gaúchos. Uma coisa é ter a taxa de 5% de mortalidade para um grupo de 1.000 pessoas, outra é para 100 mil”. Indagado se haveria alguma previsão para o fim do prazo da difusão do vírus, Trindade afirmou que as medidas precisam ser revistas todas as semanas e que as três próximas semanas serão cruciais para a contenção.

A deputada Luciana Genro (PSOL) informou que por precaução o partido cancelou manifestação em homenagem à Marielle Franco e reuniões partidárias.

Clique aqui para ler a integra da resolução de Mesa