Preocupados com a questão ambiental envolvendo a Lagoa dos Barros, o prefeito de Santo Antônio da Patrulha, Daiçon Maciel da Silva, juntamente com entidades e representantes da comunidade local foram recebidos nesta sexta-feira, 13, pelo presidente da Assembleia Legislativa, Ernani Polo (Progressistas).

Na oportunidade, eles demonstraram preocupação com o nível de poluição da lagoa e o risco de contrair doenças para quem entrar em contato com as águas e fica localizada em frente à Escola Ferreira Viana. A prefeitura interditou o acesso ao balneário da lagoa na quarta-feira, 11.

Os representantes da comunidade também entregaram ao presidente Ernani Polo cartas de estudantes da escola e fotos da formação de massas azuladas (semelhante a flocos de gelatina) provocadas por multiplicação excessiva de uma cianobactéria chamada Dolichospermum planctonicum. Eles solicitaram seja criada uma comissão em Defesa da lagoa. O presidente do Parlamento se comprometeu a acompanhar a situação e solicitar as devidas informações com os órgãos responsáveis.​