O presidente da Assembleia Legislativa, Ernani Polo, se reuniu nesta terça-feira (20) com o governador Eduardo Leite para tratar da vacina contra o coronavírus. Na reunião que ocorreu no início da manhã no Palácio Piratini, eles debateram a importância de o Rio Grande do Sul disponibilizar as doses da futura vacina para toda a população gaúcha. “Quanto mais rápido possível tivermos a vacina acessível a todos, mais perto estaremos das condições necessárias para o retorno à normalidade com mais segurança e tranquilidade por toda a população gaúcha”, afirmou Polo.

O deputado colocou o Parlamento à disposição para auxiliar o Executivo nesse processo. A conversa do parlamentar com Leite ocorreu horas antes de reunião virtual do governador com o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, para tratar do Plano Nacional para Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19. A expectativa é que a estratégia de aquisição e distribuição das doses no país seja anunciada até dezembro pelo governo federal.

O Ministério da Saúde anunciou recentemente a previsão de 140 milhões de doses da vacina para Covid-19. A expectativa é que a população tenha acesso à vacina a partir de janeiro de 2021, após aprovação pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Em um primeiro momento, as vacinas serão ofertadas pelo laboratório AstraZeneca, responsável pelo desenvolvimento da vacina de Oxford, e pelo consórcio internacional Covax Facility.