No encontro, foi discutida a otimização das culturas de inverno

Na manhã desta quarta-feira (13), o ex-ministro da Agricultura, Francisco Turra esteve no gabinete da presidência da Assembleia Legislativa, acompanhado do deputado Sérgio Turra, em visita ao presidente deputado Ernani Polo, ocasião na qual trataram sobre o agro gaúcho, mais especificamente a respeito do aproveitamento das peculiaridades climáticas do Rio Grande do Sul.

O ex-ministro, que presidiu durante 12 anos a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), explicou que está realizando um trabalho, ao lado de entidades do setor, visando otimizar as culturas de inverno do Rio Grande do Sul. “Este projeto dará uma nova oportunidade às agroindústrias gaúchas e aos produtores por aproveitar uma característica específica do Rio Grande do Sul de ter uma temperatura tropical e ao mesmo tempo temperada, o que possibilita aliar diferentes culturas nas estações do ano”, expôs Francisco Turra.

Para o deputado Sérgio Turra, a ideia é criar um novo conceito sobre o aproveitamento das características climáticas do Estado para desenvolver culturas de inverno, que são consideradas uma riqueza em qualquer país do mundo, “garantindo aos produtores renda em um período de muita dificuldade, além de ir contra a ociosidade de áreas produtivas, sujeitas à erosão hídrica e eólica, a utilização de máquinas, sementes e mão-de-obra o ano todo, fazendo a economia girar”, explicou.

O presidente Ernani Polo acredita que esta nova visão sobre as culturas de inverno irá oportunizar que produtores e agroindústrias consigam aliar o cuidado com o solo ao aumento de sua renda. “Nosso clima é muito específico, temos aqui no Rio Grande do Sul uma peculiaridade climática que pode ser utilizada para produção de culturas que agreguem valor aos produtores e também produzam alimentos para o setor de proteína animal”, finalizou.

Ernani Polo agradeceu a visita, fazendo uma referência à trajetória do ex-ministro Turra no setor agropecuário gaúcho e brasileiro. “Francisco Turra é sinônimo de competência e sucesso. Por todas as entidades e instituições por onde passou, deixou uma marca do trabalho e do progresso”.