O presidente da Assembleia Legislativa, Ernani Polo, participou no início da tarde desta terça-feira (17) da solenidade de abertura da 29ª Mercopar – Feira de Inovação Industrial, promovida por Fiergs (Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul) e Sebrae, em Caxias do Sul. O evento marca a retomada das grandes feiras presenciais no Estado.

O parlamentar, em seu discurso, saudou os organizadores: “A Mercopar é uma amostra de que a competitividade – a principal bandeira que a Assembleia tem defendido em 2020 – pode e deve ser uma prioridade de todos, sim. Num ano como o que vivemos, com uma pandemia (que ainda não acabou), é gratificante ver o Centro de Feiras e Eventos da Festa da Uva com esse intuito. Estamos abrindo espaços para a troca de experiências, rodadas de negócios, palestras e geração de conhecimento e relacionamento. Eis um sinal de compromisso com a indústria gaúcha e nacional. Sinal de que os setores produtivos estão voltando e que a saída desta crise passa pela competitividade, pelo apoio aos empreendedores e por atitude”, comentou.

A 29ª edição da Mercopar, que vai de hoje (17) a quinta-feira (19), tem como objetivo fortalecer a geração de negócios entre as grandes empresas expositoras e os pequenos negócios, além de estimular a inovação do setor. A feira conta com mais de 230 expositores dos segmentos metalmecânico, tecnologia da informação, energia e meio ambiente, borracha, automação industrial, plástico, eletroeletrônico, movimentação e armazenagem e startups. Além disso, considerando compradores e expositores, serão dez Estados e o Distrito Federal e nove países participando do evento.

Protocolos sanitários

O fluxo na feira está sendo controlado por meio de espaçamentos pré-determinados e sinalizados em adesivagem no piso com distanciamento mínimo de 1,5m, corredores alargados com 4m e 6m, e circulação em dois sentidos. A entrada da feira conta com tapetes higienizantes, separada da saída, além da limpeza constante de toda a estrutura. Foram instalados dispensers e tótens com álcool em gel em todos os espaços do evento. Há, ainda, comunicação com alertas para o número máximo de pessoas. Os ambientes, equipamentos, móveis e objetos são higienizados com frequência durante todo o horário de funcionamento.

Participaram do evento, também, o governador Eduardo Leite, o presidente do conselho deliberativo estadual do Sebrae RS e presidente do Sistema Fiergs, Gilberto Petry, o prefeito de Caxias do Sul, Flávio Cassina, o ex-governador Germano Rigotto, entre outras autoridades.