O presidente da Assembleia Legislativa, Ernani Polo, participou nesta sexta-feira (13), da inauguração de empreendimentos da Languiru em Lajeado, no Vale do Taquari. Com investimento de R$ 10 milhões e geração de cerca de 170 empregos diretos, a cooperativa inaugurou um complexo no Shopping Lajeado com supermercado, farmácia, agrocenter e agrocenter máquinas. A solenidade, que foi transmitida ao vivo pela internet, também marcou os 65 anos da Languiru.

Em seu discurso, Polo destacou a origem da cooperativa, que foi fundada por um pequeno grupo de agricultores para otimizar a compra de insumos e facilitar a venda dos produtos. “Hoje, exatos 65 anos depois, quem imaginaria que estaríamos celebrando a abertura de novos empreendimentos de uma organização desse porte? Certamente eles estariam surpresos e orgulhosos com a inauguração do Complexo Languiru no Shopping Lajeado, que expande a atuação do grupo”, afirmou ao lado do governador Eduardo Leite e do presidente da empresa, Dirceu Bayer.

A Languiru é uma das maiores produtoras de alimentos do Rio Grande do Sul, com 3,5 mil funcionários, 5,7 mil associados e 2,1 mil associados com produção. Atua nos ramos de aves, suínos, embutidos, laticínios, rações, supermercados, postos de combustíveis e farmácias, entre outros. Seus produtos são distribuídos em quase todos os Estados brasileiros e exportados para mais de 40 países. O faturamento bruto projetado para 2020 é de R$ 1,8 bilhão.

Polo ainda destacou a atitude da empresa de manter investimentos em meio a um período de tanta instabilidade econômica devido à pandemia. E relacionou a busca contínua da Languiru pela melhoria de processos, eficiência e produtividade como diferenciais. “Isso é fundamental para ajudar o Rio Grande do Sul a tornar-se mais competitivo e ter suas potencialidades ampliadas na retomada pós-pandemia”, disse, referindo-se à sua bandeira de gestão à frente do Parlamento, a competitividade. E completou: “Mais do que nunca, o tema da competitividade é relevante e deve ser prioridade de todos – da sociedade civil, do Poder Público, dos setores produtivos. Só assim teremos um Estado capaz de impulsionar o empreendedorismo e de atrair novos investimentos”.

Também participaram do evento o ministro da Cidadania, Onyx Lorenzoni, o senador Lasier Martins, o governador Eduardo Leite, o vice-governador Ranolfo Vieira Junior, o deputado federal Alceu Moreira, deputado estadual Edson Brum, entre outras autoridades.