Agroindústrias foi o tema de painel do projeto Radiografia da Agropecuária Gaúcha

Francisco Signor foi palestrante do projeto “Radiografia da Agropecuária Gaúcha” na AL-RS

O projeto “Radiografia da Agropecuária Gaúcha” teve a terceira palestra realizada nesta quinta-feira (14) na Assembleia Legislativa, conduzida pelo presidente da Comissão de Agricultura Pecuária e Cooperativismo, deputado Ernani Polo (PP) . O superintendente do Ministério da Agricultura do RS, Francisco Signor, palestrou sobre o tema “ Agroindústrias – Agregar valor para garantir renda”, em painel que contou com a participação, como debatedores, do diretor do Departamento de Defesa Agropecuária da SEAPA, Eraldo Marques e do professor da Universidade de Passo Fundo, Elci Dickel. O gestor estadual do MAPA destacou a importância da valorização e do fomento à atividade das agroindústrias no RS, como forma de manutenção do homem no campo e de garantia de renda aos agricultores familiares. Signor também falou em incentivos à capacitação para agregar valor aos produtos, a fim de se buscar mais qualidade para certificação dos mesmos. “ Há um desafio, de se produzir com mais velocidade para atender a um mercado global que exige maior competitividade. As agroindústrias necessitam de inserção neste cenário,” diz Francisco Signor.

O professor da faculdade de Passo Fundo, Elci Dickel, que tem longa experiência trabalhando junto ao ministério da agricultura sobre agroindústias, ressaltou que o investimento em sanidade é fundamental para o desenvolvimento deste tipo de produção. “ A fiscalização rigorosa em todas as etapas do processo de elaboração do produto significa a garantia de qualidade, de mercados e de renda àqueles que trabalham nas agroindústrias”, avaliou Dickel.

O presidente da Comissão de Agricultura avaliou como muito produtivo o debate, como forma de fomentar o desenvolvimento das agroindústias, fortalecendo a manutenção do homem no campo: “ Percebe-se a preocupação governamental e das entidades que atuam no setor primário com a sucessão rural, que se dá com o fortalecimento das agroindústrias, com os investimentos em qualidade na produção de alimentos e na industrialização para consumo em escalas compatíveis. São muitos os exemplos de agroindústrias que começaram pequenas e, com o devido investimento e manejo, cresceram e são exemplo para tantas famílias rurais. Sem dúvida trouxemos um tema de grande importância para os debates dentro do projeto da Radiografia da Agropecuária Gaúcha”, finaliza o deputado Ernani Polo.