Deputado Ernani Polo comemora conquista obtida enquanto estave a frente da secretaria de agricultura do Estado

Nesta sexta-feira, 29, fez 5 anos que o Rio Grande do Sul recebeu certificado internacional de área livre de Peste Suína Clássica. Esta foi uma grande conquista para suinocultura no Rio Grande do Sul, no período em que o deputado Ernani Polo esteve à frente da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Irrigação, em 2015.

O reconhecimento é fruto de um trabalho de 20 anos do serviço oficial da Secretaria, ao lado do Ministério da Agricultura, em parceria com o setor privado, com o apoio fundamental do Fundesa-RS, que investiu em defesa agropecuária, auxiliando para a obtenção desta condição de receber da Organização Mundial da Saúde Animal (OIE) o certificado, que possibilitou a abertura de novos mercados para o produto gaúcho!

O deputado Ernani Polo destacou que este certificado representou o reconhecimento de um trabalho focado na busca que o Estado sempre teve pela qualidade sanitária animal. “Trabalhamos muito pela evolução do status sanitário do rebanho gaúcho. Além da conquista da peste suína clássica, que precisa ser celebrada,  também buscamos o status de zona livre da febre aftosa, o qual já obtivemos uma sinalização positiva por parte do MAPA”, ressaltou Polo.