Presidente Ernani Polo conduziu encontro do grupo de trabalho que teve início no ano passado

Criado no ano passado com o objetivo de propor ações para desenvolver e aumentar a competitividade, o grupo de trabalho do setor de proteína animal voltou a se reunir na tarde desta segunda-feira (1º). A reunião em ambiente virtual, conduzida pelo presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ernani Pol, contou com a participação do subsecretário da Receita Estadual, Ricardo Neves Pereira, e do secretário estadual da Agricultura, Covatti Filho.

O trabalho conjunto consiste em mapear cada setor, desenvolver ações e criar condições tributárias que incentivem a competitividade frente a outros Estados. Integram o grupo, ainda, deputados estaduais, o Ministério da Agricultura, entidades que representam produtores de suínos, aves, bovinos e leite, além de Farsul (Federação da Agricultura do RS), Fetag (Federação dos Trabalhadores na Agricultura no RS), Fecoagro (Federação das Cooperativas Agropecuárias do RS) e Acergs (Associação das Empresas Cerealistas do RS).

Na reunião, técnicos da Receita Estadual apresentaram como fazem o monitoramento de indicadores setoriais, com destaque para a possibilidade de mensurar a origem dos produtos e o destino de suas vendas. “Esses dados são importantes para, juntos, construirmos caminhos que levem ao aumento da competitividade e que os setores continuem produzindo para o mercado interno e para exportação. Ampliar nossa produção ajudará a economia e, consequentemente, a gerar mais empregos no Rio Grande do Sul”, afirmou Ernani Polo, que idealizou a iniciativa antes de comandar a Assembleia.