Na abertura da segunda edição do seminário virtual Juntos para Recomeçar, ocorrido na manhã desta sexta-feira (31), o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ernani Polo, saudou a participação no evento do vice-presidente Hamilton Mourão, do governador Eduardo Leite e a presença de autoridades, entidades de classe e empreendedores no evento.

Ao agradecer a disposição do vice-presidente com os gaúchos, Polo destacou a dedicação e empenho de Hamilton Mourão, ao lado do presidente Jair Bolsonaro, na retomada do crescimento econômico do país. Conforme o presidente da Assembleia, o Brasil dava sinais positivos na economia antes da pandemia, mudando o planejamento e adaptando-se ao período imediatamente.

Na sua manifestação, Polo afirmou que o desafio da retomada é o enfrentamento das dificuldades de forma conjunta, solidária e, principalmente, ampliando a infraestrutura e aperfeiçoando outras áreas importantes para que o país tenha mais competitividade. Ele salientou que a competitividade é a palavra de ordem, neste ano, no Parlamento gaúcho. “Fazer um estado melhor e mais competitivo”, registrou.


Governador
Após a fala do presidente Polo, o governador Eduardo Leite apresentou seus agradecimentos e saudações ao convidado, ao presidente Ernani Polo e aos demais participantes do seminário. O governador destacou o diálogo entre os Poderes do Estado do Rio Grande do Sul. “O que tem significado acordos históricos, como por exemplo, a aprovação da Lei de Diretrizes Orçamentárias com ajustes nas despesas públicas e congelamento de gastos acordado entre os Poderes e órgãos”, frisou.

Também o governador destacou a dedicação do vice-presidente Mourão aos interesses nacionais. Eduardo Leite agradeceu a atenção dada ao RS e  a colaboração  com sua visão de desenvolvimento para a retomada da economia e da  superação da pauta da Covid-19. 

Eduardo Leite disse, ainda, que a pauta da competitividade, como norte do mandato do presidente Ernani Polo, vai ao encontro das ações do governo do Estado. “Nós estamos trabalhando para que o RS retome a competitividade, para que possa equilibrar as contas públicas e para dar mais espaço aos setores econômicos gaúchos “, disse.

O seminário Juntos para Recomeçar é um evento virtual idealizado pelo Parlamento gaúcho para discutir caminhos da retomada do crescimento do país depois da Covid-19. Ele é um dos desdobramentos das atividades do Fórum contra o Colapso Econômico e Social do RS.

Na primeira edição do evento, em 27 de junho, durante uma hora e meia os economistas Gustavo Grisa e Aod Cunha, diretamente de São Paulo, avaliaram cenários, responderam a perguntas e sugeriram ações a serem implementadas pelo RS para retomada da atividade econômica e recuperação da produtividade.