O presidente da Assembleia Legislativa, Ernani Polo, (PP) participou na tarde desta terça-feira (10) da abertura oficial da 44ª Fimec (Feira Internacional de Couros, Produtos Químicos, Componentes,
Máquinas e Equipamentos para Calçados e Curtumes), em Novo Hamburgo. O evento, realizado nos pavilhões da Fenac de hoje a quinta-feira, conta com cerca de 500 expositores do setor numa área de 30 mil metros quadrados.

A Fimec espera receber 25 mil visitantes nos três dias, das 13h às 20h, segundo Marcio Jung, diretor-presidente da Fenac, que realiza o evento. Uma das principais atrações do evento é a Fábrica Conceito, um projeto que demonstra em tempo real seis linhas de produção de calçados. A estrutura com 132 máquinas, que pode ser observada pelos visitantes, produz mais de mil calçados por dia.

Em seu discurso, Ernani Polo comentou sobre a apreensão com o coronavírus e o reflexo na economia global, mas ponderou que via “fé no futuro” no semblante dos expositores e empresários do setor coureiro-calçadista, responsável pela exportação de 115 milhões de pares no ano passado no país, sendo 30 milhões a partir do RS. O presidente do Parlamento relatou aos empresários sua meta de gestão de melhorar a posição do Rio Grande do Sul nos rankings nacionais de competitividade e que os deputados trabalham para atualizar legislações e combater burocracias para incentivar um melhor ambiente de negócios.

Participaram ainda do evento o governador Eduardo Leite (PSDB), aniversariante do dia, o deputado Dalciso Oliveira (PSB) e a prefeita de Novo Hamburgo, Fátima Daudt (PSDB).