O presidente da Assembleia Legislativa, Ernani Polo, participou, nesta sexta-feira, da 9a Abertura Oficial da Colheita da Oliva, em Caçapava do Sul, que integra a Rota das Oliveiras. A solenidade, que contou com a presença do governador Eduardo Leite, ocorreu na propriedade de 20 hectares do casal Jorge e Rosane Abdala, onde os presentes visitaram os pomares da marca Don José e acompanharam a colheita mecanizada das azeitonas.

Polo, autor do projeto que implementou a Rota das Oliveiras no Rio Grande do Sul, disse que o processo está avançando: “Muitos produtores estão preparando hotéis, pousadas e restaurantes. Há um apelo religioso também. Em muitos lugares do mundo o olivoturismo se tornou uma atração turística”. O presidente do Legislativo pediu ao governador a criação de um seguro para a cultura da oliva. O objetivo é cobrir os custos em caso de perdas na produção, nos moldes do que já foi conquistado para o café. Polo também pediu agilidade no registro no Ministério da Agricultura de produtos químicos usados no controle de pragas no cultivo das oliveiras.

No Estado, que é o maior produtor nacional de azeite e azeitona em conserva, a área plantada é de 5 mil hectares. Em 2019, a área colhida foi de mil hectares, que rendeu uma produção de 1,55 mil toneladas de azeitonas para o processamento de azeite. São 150 produtores, que produziram no ano passado 188 mil litros de azeite para dez indústrias e 25 marcas.

A Rota das Oliveiras visa incentivar o turismo rural associado à olivicultura, com o objetivo de fomentar o desenvolvimento do setor, que cresce no Rio Grande do Sul. A região Sul, junto com a Fronteira Oeste e a Campanha, concentra a maior parte da produção gaúcha.

São 24 os municípios gaúchos com expressão no cultivo de olivais e também na produção de azeites e conservas que integram a Rota das Oliveiras: Bagé, Barra do Ribeiro, Cachoeira do Sul, Caçapava do Sul, Camaquã, Candiota, Canguçu, Dom Feliciano, Dom Pedrito, Encruzilhada do Sul, Formigueiro, Hulha Negra, Pantano Grande, Pinheiro Machado, Piratini, Restinga Seca, Rosário do Sul, Santa Margarida do Sul, Santana do Livramento, São Gabriel, São João do Polesine, São Sepé, Sentinela do Sul e Vila Nova do Sul.

Também participaram do evento os deputados estaduais Frederico Antunes (PP), Luiz Fernando Mainardi (PT), Giuseppe Riesgo (Novo) e Luis Augusto Lara (PTB).