Uma das maiores produtoras e exportadoras de proteína de frango do país, a Vibra anunciou um investimento de R$ 500 milhões no município de Soledade, na região norte do Rio Grande do Sul. Na manhã desta quinta-feira (21), o presidente da Assembleia Legislativa, Ernani Polo, acompanhou a apresentação do projeto por meio de uma videoconferência que contou com a participação do governador Eduardo Leite.

No município, a empresa assumirá no segundo semestre o controle do frigorífico Somave, com capacidade para abate de mais de 12 mil aves/dia, passando a adotar a marca que já é utilizada em outras plantas instaladas pelo país. Atualmente, a planta que está numa área de 10 hectares será ampliada em 48 hectares, além da construção de um incubatório em outro terreno de 15 hectares.

O plano de expansão apresentado pelo diretor-presidente da Vibra, Gerson Luís Müller prevê um salto da produção de 1.270 toneladas, em 2020, para 8 mil toneladas em 2024, com a geração de 1,5 mil empregos diretos e 250 de produtores. O investimento no período compreende recursos próprios e de produtores integrados ao processo.

“O grupo Vibra tem tradição, história e representatividade na produção de alimentos e agora, com a aquisição da Somave, amplia sua área de atuação neste estratégico setor do Agro que é o de aves. Sem dúvida é uma grande notícia para o RS neste momento de crise”, comentou o presidente da Assembleia, acrescentando que o investimento da empresa é uma demonstração de apreço ao Rio Grande do Sul, origem do grupo familiar que começou a empresa.