Durante a reunião da Mesa Diretora desta terça-feira (12), conduzida pelo presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ernani Polo, foi debatida a retomada das reuniões das Comissões Parlamentares, através de videoconferência, e também do processo legislativo.

A realização dessas duas atividades foi interrompida na segunda quinzena do mês de março, quando as medidas restritivas em decorrência da pandemia de coronavírus se intensificaram no Rio Grande do Sul. As reuniões das comissões foram interrompidas, tendo sido realizadas durante este período somente em ambiente virtual, de maneira informal, e apenas projetos enviados pelo Executivo que tratavam de pautas relacionadas à pandemia estavam aptos a serem apreciados.

Agora, a tendência é que os encontros voltem a acontecer formalmente, mesmo que ainda em ambiente virtual e também outros projetos possam ser votados.

Na próxima quinta-feira (14), a Mesa Diretora se reunirá novamente para deliberar essas questões. Para o presidente, o Parlamento gaúcho está discutindo a melhor maneira de retomar gradual e cautelosamente as atividades, ainda que de forma online. “Em um primeiro momento, as reuniões deverão acontecer em ambiente virtual. O setor de engenharia da Casa, realizou um levantamento para analisar a melhor forma de retomarmos nossas atividades”, explicou.