Deputado busca solucionar situação de terras de agricultores no RS

O deputado estadual Ernani Polo (PP), preocupado com a situação de impasse vivido por municípios que enfrentam problemas de reassentamento, a fim de garantir a titulação de áreas, esteve reunido com o secretário de desenvolvimento rural, Ivar Pavan, onde tratou da situação verificada nos municípios Redentora, Chiapetta e Santo Augusto.

O parlamentar solicitou a titulação das áreas e escrituras, com respectivas matrículas, dos lotes dos reassentamentos Novo Horizonte e Cristos Rei, localizados no município de Chiapetta, e também do reassentamento 19 de Abril, localizado no município de Santo Augusto, assim como do reassentamento Redenção, em Redentora.

A solicitação foi feita pelo deputado Ernani Polo com o intuito de permitir que os agricultores tenham as suas devidas matrículas e, assim, consigam ter acesso a financiamentos, permitindo o investimento a longo prazo. Atualmente, os agricultores possuem apenas as cartas de concessões. O secretário Ivar Pavan afirmou que SDR acompanha a situação, ressaltando que recentemente a Assembleia Legislativa aprovou Lei que dá respaldo para a titulação. A situação envolvendo o município de Redentora também foi abordada. “ Fomos recebidos com atenção pelo secretário Ivar Pavan, que mostrou preocupação com a situação, nos garantindo que está acompanhando de perto o trâmite para as titulações. Vemos uma grande dificuldade dos agricultores que precisam legalizar suas situações. Estaremos atentos e cobrando uma solução imediata”, afirma Ernani Polo.

Também estiveram presentes na reunião o secretários-adjunto, Ronaldo Franco, e o diretor do Departamento de Desenvolvimento Agrário, Jaime Martini.