O presidente da Assembleia Legislativa, Ernani Polo, recebeu nesta segunda-feira o Troféu Semente de Ouro, em Não-Me-Toque. A distinção, entregue pelo presidente da Câmara de Vereadores, Everaldo Quadros de Moura, em sessão solene, tem como objetivo valorizar o trabalho de pessoas, empresas ou instituições que contribuíram para o sucesso da Expodireto Cotrijal e, consequentemente, do agronegócio brasileiro.

De acordo com o presidente da Expodireto, Nei César Mânica, o homenageado sempre contribuiu com o agro em sua trajetória como parlamentar e secretário estadual da Agricultura. “Ernani Polo já deixou um legado, mas ainda tem uma missão de continuar esse legado, ajudando a sociedade e o agro”, destacou o dirigente, que chegou a se emocionar em sua fala.

Com a presença do pai Alvorindo Polo, da mãe Iracer e da esposa Alessandra, Ernani Polo se emocionou no discurso e chorou ao agradecer e compartilhar a homenagem com a família. Disse que ser homenageado na Expodireto, onde passou um total de cinco meses ao longo dos 21 anos do evento, era um dos momentos mais importantes de toda a sua vida. “É um privilégio estar ao lado de figuras como o ex-ministro Francisco Turra, Odacir Klein, o grande Carlos Sperotto, Paulo Sérgio Pinto – embaixador da Expodireto -, ex-governadores e a valorosa Emater, também recebedores desta distinção”, afirmou.

Polo relembrou o início de sua trajetória na roça como agricultor e a vida pública. “Desde que entrei na vida pública, decidi continuar como fiel servidor do campo, trabalhando por aqueles que tanto produzem para nosso Estado”, declarou. O parlamentar também falou sobre a missão à frente da Assembleia. “Em nossa gestão, estamos trabalhando em uma nova semeadura: um Rio Grande do Sul mais competitivo. A semente da mudança precisa de muitas mãos para ser plantada. Mãos do Parlamento, dos governos, da sociedade, dos empresários e dos produtores”, disse.

A premiação foi instituída em 2005 por iniciativa da Câmara de Vereadores. A escolha dos homenageados é feita de forma conjunta com a Cotrijal e a Prefeitura de Não-Me-Toque.

Prestigiaram o evento o deputado federal Pedro Westphalen (PP), os secretários estaduais da Agricultura, Covatti Filho, que representou o governador Eduardo Leite, e da Logística e Transportes, Juvir Costella, o prefeito de Não-Me-Toque, Pedro Paulo Falcão da Rosa, entre outras autoridades.