Deputado estadual (PP) destaca na tribuna da AL-RS os 53 anos da emancipação político-administrativa do município

Ao ocupar a tribuna do plenário da Assembleia Legislativa nesta quarta-feira (30), o deputado estadual Ernani Polo (PP) destacou o aniversário de 53 anos de emancipação político-administrativa do município, comemorados nesta data. O parlamentar ressaltou o esforço de tantos santoaugustenses que lutaram para que a cidade adquirisse a condição de emancipação, mencionando os nomes de Egmar Humberto Santana de Moraes e João Kowalski, que participaram da Comissão emancipacionista e, desta forma, homenageando todos os demais componentes.

O parlamentar também citou o primeiro e o atual prefeito do município, Oswaldo Pio Andriguetto e Alvorindo Polo respectivamente, para, em seus nomes, homenagear todos os administradores da cidade. Da mesma forma, Ernani Polo mencionou o nome de parlamentares santoaugustenses que já ocuparam cadeira na Assembleia Legislativa gaúcha, como Alecrides Santana de Moraes, Valdir Valter, Pompeo de Matos e Jerônimo Goergen: “ Para mim é uma honra, agora como deputado estadual, poder prestar este reconhecimento à minha cidade, que tem um histórico de lutas e de ações parlamentares respeitável. Santo Augusto, a partir da emancipação, cresceu economicamente e crescerá ainda mais, fruto do legado daqueles que tanto lutaram para o desenvolvimento desta terra”, diz o deputado Ernani Polo.

Em 1959, pela Lei Estadual nº 3.721, de 17 de fevereiro, foi criado o município de Santo Augusto. Em maio do mesmo ano foram realizadas as primeiras eleições para eleger os mandatários do município, sendo eleitos os Senhores Oswaldo Pio Andrighetto – para prefeito, e Arnaldo Macagnam – para Vice Prefeito. Em 30 de maio do mesmo ano foram empossados, sendo esta a data escolhida para comemorar o dia do município.