O deputado Ernani Polo participou, na tarde desta quarta-feira (5), no Palácio Piratini, da solenidade de entrega de conjuntos de irrigação ao 36 municípios gaúchos selecionados pelo Programa de Irrigação Familiar (PIF). Esta demanda foi recebida pelo Parlamentar durante sua gestão à frente da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Irrigação.

O objetivo do programa é incentivar e apoiar a pequena produção irrigada de hortigranjeiros, estimulando também o consumo e a melhoria da qualidade alimentar da população rural.

Os municípios foram selecionados de acordo com critérios que levaram em consideração a concentração de minifúndios, os menores Índices de Desenvolvimento Humano Municipal/Renda das cidades e dos Conselhos Regionais de Desenvolvimento (Coredes) onde eles estão situados, e a existência de feiras locais de produtores. Serão beneficiados 371 agricultores.

A entrega foi vbiabilizada através de contato entre o então secretário da Agricultura, deputado Ernani Polo, com o Ministério da Agricultura, que viabilizou os recursos da ordem de mais de R$1 mnilhão para a compra dos equipamentos.

“A entrega destes equipamentos irá fortalecer o setor primário gaúcho e oferecer melhores condições aos nossos produtores, visando o desenvolvimento econômico dos municípios. Este foi um esforço que fizemos na busca de recursos, junto ao Ministério da Agricultura, que puderam viabilizar esta iniciativa”, destaca Ernani Polo.