O presidente da Assembleia Legislativa, Ernani Polo, acompanhou neste domingo o governador Eduardo Leite em duas inaugurações de obras viárias. Em Cruz Alta, a entrega do trevo do acesso norte, na ERS-342, e a ampliação dos 18 quilômetros da ERS-142 entre Não-Me-Toque e Carazinho.

Em Cruz Alta, A rodovia é considerada uma das principais ligações entre o noroeste do Rio Grande do Sul e a região das Missões. “É um trecho importante para toda a região e para a ligação com o Porto de Rio Grande”, destacou Polo.

Com 1,3 quilômetro de extensão, o trecho entre Ijuí e Cruz Alta teve investimento de R$ 7 milhões. A obra foi iniciada na gestão de Pedro Westphalen (PP) na Secretaria dos Transportes, há dois anos. O atual deputado federal acompanhou a solenidade representando a Câmara dos Deputados. A intersecção integra o projeto de ampliação da capacidade da estrada.

Participaram da cerimônia, ainda, os deputados estaduais Eric Lins (DEM) e Capitão Macedo (PSL), o prefeito de Cruz Alta, Vilson Roberto (PT), o secretário de Logística e Transportes, Juvir Costella, e o diretor-geral do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer), Luciano Faustino.

Em Não-Me-Toque, a solenidade ocorreu na véspera da abertura oficial da Expodireto Cotrijal. Os serviços contemplaram a recuperação do pavimento e da sinalização do trecho, além da implantação de faixas adicionais em sete pontos. A obra teve investimento de R$ 20 milhões com recursos do Tesouro do Estado e de financiamento do Banco Mundial (Bird).

O presidente da Expodireto, Nei César Mânica, comentou a longa espera pela obra: “Há mais de 40 anos temos brigado por uma rodovia digna”. Para o presidente da Assembleia, “este dia ficará marcado na história da comunidade de Não-Me-Toque e região”. “Temos que adotar o princípio da confiança. É confiando mais que vamos crescer. Perdemos competitividade e perdemos espaço, mas temos tudo para resgatar, e esta obra é um exemplo disto”, avaliou.

Leite saudou Polo pela bandeira de gestão de focar na melhoria da posição do Rio Grande do Sul em indicadores nacionais. “Agradeço a parceria que a Assembleia tem para fazer do RS um Estado mais competitivo. Temos que reconhecer que competimos com o Brasil e com o mundo e temos que focar na competitividade”, afirmou.

Participaram do ato os deputados estaduais Vilmar Zanchin (MDB), Matheus Wesp (PSDB), Luis Augusto Lara (PTB), Eric Lins (DEM), Gilberto Capoani (MDB) e Capitão Macedo (PSL); os deputados federais Marcel Van Hattem (Novo) e Márcio Biolchi (MDB).