Audiência buscará soluções para passivos agrícolas

Proposta foi aprovada nesta quinta-feira (28) na Comissão de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo

A situação dos produtores rurais gaúchos segue difícil, com reflexos diretos da forte estiagem que afetou o Estado e trouxe inúmeros prejuízos à colheita desta safra. Produtores de setores como o da orizicultura, suinocultura, fruticultura e soja estão convivendo com dificuldades para honrar compromissos assumidos e também com a contratação de recursos para investimentos na próxima safra. Devido a este impasse e às diversas solicitações de produtores que chegaram à Comissão de Agricultura, o presidente do órgão técnico, deputado Ernani Polo (PP) solicitou a realização desta audiência pública, que foi aprovada na reunião ordinária desta quinta-feira (28) na CAPC e que terá data definida nos próximos dias.

“ O produtor já está sofrendo demais com os efeitos da estiagem que assola o Estado, está sem produtividade e com renda comprometida. Portanto entendo que nesta hora é momento das instiuições bancárias serem parceiras e praticarem as renegociações que são fundamentais para agricuoltores e neste sentido o governo federal tem papel fundamental para determinar. Estaremos tratando desta questão nesta audiência pública, convocando instituições financeiras e setor produtivo para buscar encaminhementos para esta situação”, diz o deputado Ernani Polo.

A audiência pública terá por objetivo debater as dividas de custeio e investimento que vencerão no final de julho e também discutirá o Projeto de Lei nº 2092/2007, da Câmara dos Deputados, que dispõe sobre o Programa de Reestruturação do Passivo do Setor Rural Brasileiro, de operações originárias de crédito rural.