Parlamentar presidiu nesta quinta feira (27) audiência pública da Comissão de Agricultura, que discutiu o futuro da instituição

O deputado Ernani Polo presidiu, na manhã desta quinta feira (27), audiência pública da Comissão de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo da Assembleia Legislativa, que tratou sobre o futuro da Emater. Entre as principais pautas levantadas e que vão ser trabalhadas pela comissão de agricultura esteve a permanência da Emater como entidade com fins filantrópicos, que está para vencer em março de 2020; a necessidade e importância de renovação do convênio entre a instituição e o governo do Estado; disponibilidade de recursos para investimentos em pessoal e infraestrutura; a elaboração de um projeto a longo prazo para a Emater, bem como outras proposições para o fortalecimento da entidade, fundamental para o auxílio dos produtores do RS.

“Iremos, através da Comissão de Agricultura da Assembleia Legislativa, buscar antecipar os processos de discussão para a renovação do convênio com o governo do Estado, bem como a situação de filantropia da entidade para que seja renovada, além da busca de suplementação de recursos ainda para este ano e trabalhar nos próximos orçamentos do Estado, justamente para garantir as condições e a viabilidade para que a Emater siga atuando de forma determinada, no trabalho que realiza ao longo de décadas e que é um exemplo em extensão rural e atendimento aos produtores. Vamos atuar ainda mais pelo fortalecimento da Emater, o que já está também sendo feito pela nova direção, através do presidente Geraldo Sandri e diretoria, um processo de inclusão de mais tecnologia, para que os extensionistas tenham menos tempo gasto em burocracia e tenham mais tempo livre para dar o atendimento lá na ponta em extensão rural, levando informação e gestão”, avalia o deputado Ernani Polo, vice presidente da Comissão de Agricultura da AL-RS.

O presidente da Emater, Geraldo Sandri, reforçou a importância da instituição e destacou as ações que já estão sendo implementadas para seu fortalecimento: “ Juntos vamos engrandecer a Emater, fortalecendo ainda mais a assistência técnica ao meio rural. Estamos investindo em tecnologia, para que os extensionistas possam utilizar a inovação como rotina em seu trabalho, bem como estamos implementando um sistema de gestão de resultados, através de um monitoramento permanente de nossas ações junto aos agricultores, também valorizando os nossos colaboradores.

Já para Lúcia Kinceler, que representa a federação nacional dos extensionistas, destacou a qualidade da Emater/RS e a excelência do trabalho realizado no Estado, ressaltando que a política de Estado para o desenvolvimento do serviço de extenção e fundamental.

“Enquanto estive na secretaria da agricultura, pude comprovar ainda mais a importância do trabalho em extensão da Emater, que foi parceira e fundamental em diversos ações, como o Programa Estadual de Conservação do Solo e da Água, as iniciativas envolvendo Olivicultura e Noz Pecan. O parlamento gaúcho como um todo se compromete a apoiar cada vez mais o desenvolvimento da Emater, como símbolo de apoio aos milhares de produtores que necessitam da orientação técnica, desde o plantio, passando pela gestão da propriedade, até a comercialização dos produtos “, completa o deputado Ernani Polo.

A Audiência pública foi requerida pelo deputado Jeferson Fernandes, mais os deputados Luis Augusto Lara, Elton Weber, Edegar Pretto, Zé Nunes e Edson Brum, e contou com a presença de deputados, entidades, prefeitos e demais lideranças

.