Parlamentar esteve em Monte Alegre dos Campos e Vacaria 

O deputado Ernani Polo participou, no último sábado, da abertura da colheita da Maçã, em Monte Alegre dos Campos e da colheita da uva em Vacaria. O parlamentar esteve acompanhando o governador do Estado Eduardo Leite e junto com o senador Luis Carlos Heize, deputados estaduais, federais e demais lideranças.

“Seguimos valorizando nosso setor produtivo agropecuário. As produções de maçãs e uvas são muito representativas, pois possuem grande qualidade e reforçam o abastecimento local e as exportações”, afirma o deputado Ernani Polo.

DADOS DOS SETORES

O Rio Grande do Sul colhe 45% das maçãs brasileiras, segundo a Associação Gaúcha dos Produtores de Maçã (Agapomi). A área de cultivo é de 14 mil hectares, distribuídos em 26 municípios. As macieiras são a principal fonte de renda para 550 pequenos, médios e grandes produtores. A região dos Campos de Cima da Serra é o grande destaque: concentra 88% da produção gaúcha e 37% da nacional. Na última safra, o RS colheu 490 mil toneladas. A expectativa para 2019 é um pouco menor: 470 mil toneladas.

já em relação a uva, em 2018, o RS colheu 663,2 milhões de quilos, destinados à produção de sucos, vinhos e espumantes, segundo o Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin). Quase 30 milhões de quilos só na região dos Campos de Cima da Serra. A safra de 2019 deve ter uma redução de 10%, por causa das chuvas e do granizo, mas mantendo a qualidade do produto gaúcho.