Parlamentar está atento às ações de apoio dos governos do Estado e Federal para minimizar perdas

As chuvas intermitentes que assolam o Estado nas últimas semanas tem causado sérios prejuízos a municípios gaúchos. Já se aproximam de 30 as cidades prejudicadas, tanto em números de desabrigados devido aos temporais, como também pelos acúmulos de prejuízos a produção agropecuária. Em São Vicente do Sul, como em outros municípios, o plantio de soja foi duramente afetado, o que vai repercutir na colheita e também na economia como um todo. Também são muitos os municípios que contabilizam prejuízos nas lavouras de arroz, o que reduzirá significativamente o produto a ser colhido. As perdas já ultrapassam os R$ 650 milhões.

O deputado estadual Ernani Polo presta solidariedade aos desabrigados e às administrações municipais que passam por sérias dificuldades: “Enquanto estivemos na secretaria estadual da agricultura, também passamos por períodos de fortes chuvas, que causaram danos severos à produção agropecuária. Prontamente nos colocamos a disposição dos municípios para auxiliar no que fosse possível. Da mesma forma agora, como deputado estadual, estou atento às demandas e seguirei cobrando ações do governo do Estado, da defesa civil e do governo federal, na liberação de recursos para o auxílio aos necessitados, bem como a todo apoio possível para minimizar os prejuízos da produção agropecuária local. Nosso gabinete na Assembleia segue a disposição dos municípios afetados”, ressalta o deputado.

Devido aos graves prejuízos, muitos municípios estão declarando situação de emergência.

Até a segunda feira os municípios com situação de emergência decretada eram Bagé, Barracão, Barra do Quaraí, Cacequi, Caçapava do Sul, Canela, Caiçara, Itaqui, Jaguari, Lavras do Sul, Maçambará, Manoel Viana, Rio Grande, Pedras Altas, Pedro Osório, Santana da Boa Vista, São Borja, São Francisco de Assis, Sinimbu. Outros sete já haviam tido com decreto homologado. São eles: São Gabriel, Uruguaiana, São Francisco de Assis, Rosário do Sul, Quarai, Dom Pedrito, Alegrete. São Vicente do Sul está entre os municípios em processo de análise de perdas.