Um importante momento para o Estado foi lembrado durante sessão solene no Plenário da Assembleia, Legislativa nesta quarta-feira, 02, através de proposição do deputado Ernani Polo.

A Carta Magna dos gaúchos foi promulgada em 3 de outubro de 1989, pelos deputados constituintes da 47ª Legislatura (1987-1990). Parlamentares de todos os partidos ocuparam a tribuna para homenagear a data e o trabalho realizado pelos constituintes. 

“A Constituição trouxe avanços significativos para nossa sociedade, fundada nos princípios da soberania popular, da liberdade, da igualdade, da ética e do pleno exercício da cidadania, em um ordenamento jurídico com garantias aos cidadãos, com direitos e deveres”, exaltou o parlamentar.

O texto contou com proposições parlamentares e com a importante participação popular em sua elaboração, lançando um novo olhar ao futuro: “Precisamos ter também a responsabilidade de modificar o texto quando for essencial para o futuro do Rio Grande, pois o mundo mudou e muda rapidamente. Parabéns a todos os que participaram da construção de nossa carta magna” , finalizou.