Parlamentar propôs distinção em comemoração aos 100 anos da entidade.
Solenidade ocorre no dia 27 de novembro

 

O deputado Ernani Polo (PP) realizará no dia 27 de novembro, às 14 horas, no Plenário 20 de Setembro da Assembleia Legislativa, Grande Expediente em homenagem aos 100 anos da Federação Gaúcha de Futebol (FGF), completos em 18 de maio de 2018.

O parlamentar destaca os relevantes serviços prestados ao futebol riograndense pela entidade, que propiciaram reconhecimento nacional e internacional ao Rio Grande do Sul.

“Entendo como muito importante realizar este reconhecimento do Parlamento gaúcho a uma entidade que não mede esforços para fomentar o desenvolvimento dos clubes do Rio Grande do Sul e que tem participação direta no sucesso que o futebol gaúcho tem alcançado ao longo dos anos. Hoje, conduzida com competência pelo presidente Francisco Noveletto Neto, a Federação se modernizou e segue trabalhando para que os clubes possam se fortalecer ainda mais, trazendo títulos relevantes para o RS e levando o nome de nosso estado mundo afora”, avalia o deputado Ernani Polo.

Histórico

A Federação Gaúcha de Futebol foi fundada em 18 de maio de 1918, em Porto Alegre. É uma associação civil de direito privado, de caráter e fins desportivos, sem fins lucrativos. A FGF é a entidade que representa o futebol no Rio Grande do Sul, responsável por coordenar campeonatos de futebol profissional e amador. Foi constituída pela união das Ligas e Associações que lhe são filiadas, com direitos e deveres determinados em seu Estatuto, na legislação que rege o futebol amador e profissional brasileiro e pelas disposições legais que lhe forem aplicáveis emanadas da Federacion Internacional de Football Association – FIFA – e da Confederação Brasileira de Futebol – CBF.