O secretário executivo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Eumar Novacki, foi homenageado na Assembleia Legislativa na tarde desta quarta-feira (4) com a Medalha do Mérito Farroupilha, através de indicação do deputado Ernani Polo (PP).

O secretário realizou um significativo trabalho em prol do setor primário brasileiro, liderando diversas missões internacionais para a abertura de mercados que resultaram em conquistas para o Rio Grande do Sul, destacando-se ainda a sua permanente atuação na defesa do setor de proteína animal, minimizando a queda de vendas e impactos de prejuízos ao setor.

Eumar Novacki possui bacharelado em direito com aperfeiçoamento em direito público, e em segurança pública pela conclusão do curso de formação de oficiais na Universidade Federal do Mato Grosso. Também cursou pós-graduação em gestão estratégica através do curso superior de bombeiros e policiais militares e pós-graduação e aperfeiçoamento em gestão pela conclusão do curso de aperfeiçoamento e aviação para oficiais pela marinha do Brasil.

Novacki foi secretário chefe da Casa Civil do Mato Grosso, chefe de gabinete do governador e secretário de estado de comunicação. No Ministério da Agricultura coordena o grupo de trabalho criado para alterar normativas que desburocratizem os procedimentos internos, com objetivo de dar eficiência a pasta – Plano Agro+ e é também presidente do Conselho de Administração da CONAB e da EMBRAPA.

“O secretário Novacki possui uma identificação com nosso Estado. Trabalhou fortemente apoiando ações da Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Irrigação – SEAPI/RS, durante nossa gestão no período de 2015 a março de 2018, contribuindo para a evolução do estado sanitário, bem como, na modernização dos serviços voltados ao setor produtivo. Com certeza é mais que merecedor desta honraria que lhe será concedida”, destacou o deputado Ernani Polo.

Durante sua fala, Eumar Novacki destacou o trabalho realizado frente ao Ministério da Agricultura na busca por uma modernização dos serviços e falou sobre sua afinidade com o Estado do Rio Grande do Sul: “A família de minha esposa é gaúcha, sempre tive um carinho muito especial pelo Rio Grande e também nos envolvemos em diversas ações na Secretaria da Agricultura durante o mandato do deputado Ernani Polo, o que nos aproximou ainda mais do Estado e dos gaúchos”, lembrou.

Prestigiaram a cerimônia o vice-governador do Estado, José Paulo Cairoli, o secretário estadual da agricultura, pecuária e irrigação, Odacir Klein, o deputado Juliano Roso, representando o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Marlon Santos, o deputado Vilmar Zanchin, presidentes de entidades, prefeitos, secretários municipais e vereadores.