Parlamentar irá iniciar 3º mandato na Assembleia Legislativa

Na tarde desta quinta-feira (31), Ernani Polo (PP) tomou posse como deputado estadual, durante a instalação da 55ª Legislatura, em sessão solene realizada no Plenário 20 de Setembro da Assembleia Legislativa. Também foi eleita a nova Mesa Diretora para o biênio 2019-2021, que será composta pelos seguintes deputados: presidente, Luis Augusto Lara; 1º vice-presidente, Zilá Breitenbach; 2º vice-presidente,  Vilmar Zanchim; 1º secretário, Ernani Polo;  2º secretário, Edegar Preto, 3º secretário Luiz Marenco e 4º secretário, Sérgio Peres. A posse foi prestigiada pelo governador do Estado Eduardo Leite.

O deputado foi reeleito com 67.248 votos e irá para seu terceiro mandato. Além de agradecer todo o apoio e a confiança recebida, o parlamentar reforça o compromisso com as demandas da sociedade gaúcha, como as do setor agropecuário, saúde, educação, segurança, infraestrutura e com as Frentes Parlamentares que coordena.

A Frente Parlamentar em Defesa das Pessoas com Deficiência, instituída em 2012, seguirá com seu trabalho de lutar pela implementação de políticas públicas, retomada de repasses de recursos, investimentos concretos em acessibilidade, campanhas educativas e esclarecedoras da população sobre as pessoas com deficiência e suas necessidades, entre outras demandas.

Da mesma forma o deputado Ernani Polo seguirá com ações na Frente Parlamentar em Defesa dos Consumidores de Energia Elétrica e Telefonia, também criada em 2012, para buscar a melhoria nos serviços prestados pelas operadores no meio urbano e, principalmente no campo. “O trabalho será ampliado neste mandato. Já conquistamos avanços importantes nos serviços através também da CPI da Telefonia, mas ainda há muito o que melhorar neste sentido”, afirma o parlamentar.

Em dezembro de 2018, Ernani Polo assumiu a Frente Parlamentar de Apoio às Pequenas Centrais Hidrelétricas, antes coordenada pelo deputado Juliano Roso, para incentivar a produção de energia no Estado. No mesmo ano, instituiu a Frente Parlamentar em Defesa dos Rodeios e Cavalgadas, criada com o intuito de defender esta manifestação cultural, do Rio Grande do Sul. “Defendemos os rodeios e cavalgadas no Rio Grande do Sul, pois além de representarem uma importante expressão cultural das tradições gaúchas, possuem também um relevante aspecto social e econômico”, ressalta o deputado.

Trajetória no Parlamento

O deputado Ernani Polo, em seus mandatos anteriores, presidiu a Comissão de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo e a Comissão de Ética da Assembleia Legislativa. Ernani Polo também foi presidente da CPI da Telefonia, o que resultou em um Termo de Cooperação Técnica entre as operadoras e a Anatel, melhorando assim os serviços aos consumidores. Frente à Comissão de Agricultura, coordenou o projeto “Radiografia da Agropecuária Gaúcha”, que levantou dados sobre as principais áreas do setor primário do Estado. O parlamentar também integrou a Comissão sobre dívidas dos Estados com a União e presidiu a Comissão Especial sobre telefonia, da UNALE.

Em 2015, assumiu a Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Irrigação, onde desenvolveu diversas ações para o desenvolvimento do setor primário gaúcho, como o Agro + RS, para simplificação de processos,  o “Conservar para Produzir Melhor”, programa que visa elevar a produtividade de forma sustentável, programas de desenvolvimento das culturas de oliva, noz pecã, o marco legal das florestas plantadas, a lei do leite criada para coibir fraudes, a simplificação das normas para irrigação, a ampliação do prazo do exame do mormo, o aplicativo Galope, para facilitar o acesso a documentos de trânsito de equinos, entre outras iniciativas.

Em 2017 foi eleito presidente do Conselho Nacional dos Secretários de Estado da Agricultura – CONSEAGRI e, em 2018, reassumiu o mandato de deputado estadual.