XCMG quer investir no RS e abrir plantas para fabricação de geradores de energia e compactadores de lixo  

Na quarta-feira (24), o deputado estadual Ernani Polo esteve acompanhando representantes da empresa chinesa XCMG (China/Brasil) em audiência com o vice-governador Ranoldo Vieira Júnior. Estavam em visita ao RS o presidente da XCMG, Zhou Tian Lei, o presidente comercial Sam Shang, o assessor da presidência Kai Hsiang Hunge e o diretor presidente da empresa na região sul do Brasil, Rene Heck.

A ideia seria trazer duas plantas para o Rio Grande do Sul, para fabricação de geradores de energia e máquinas compactadores de lixo.

A XCMG é uma das maiores empresas da China, e contribuiu, disponibilizando em 2017, 43 rolos compactadores na aquisição de máquinas agrícolas para os municípios gaúchos, conquistada através de emenda parlamentar junto com o governo do RS, durante o período que o deputado Ernani Polo esteve à frente da Secretaria da Agricultura do Estado.

O vice governador Ranolfo Vieira Júnior ficou impressionado com o potencial da empresa e afirmou que a intenção é muito bem vinda e será levada ao governador Eduardo Leite.

“ A empresa já mostrou sua capacidade quando nós estivemos juntos na aquisição de máquinas agrícolas para municípios do RS em 2017, quando disponibilizaram os rolos compactadores. Agora a XCMG tem uma proposta que também pode auxiliar muito os municípios gaúchos no setor de infraestrutura urbana, o que incluiria a instalação de uma fábrica aqui no Estado. Vamos acompanhar o andamento desta intenção porque pode representar muito para o desenvolvimento econômico do RS”, destaca o deputado Ernani Polo.