O deputado Ernani Polo participou, nesta terça-feira (27) da reunião do Grupo de Trabalho do Leite, da Assembleia Legislativa, durante a 42ª edição da Expointer. O encontro discutiu medidas a serem buscadas junto aos governos estadual e federal para enfrentar a crise que afeta o setor leiteiro do RS.

Foram levantados temas como a difícil realidade dos custos de produção, garantia de um preço adequado ao produtor e que ele possa saber com antecedência quanto irá receber pelo litro. “Além disso, são necessárias ações de proteção em relação aos importados”, alertou o deputado. Outro ponto discutido na audiência pública foi a habilitação das 24 plantas industriais brasileiras, aptas a exportar leite para a China. Seis delas estão no RS, o que pode ser uma medida importante para o setor leiteiro gaúcho.

Reunião com Ministra da Agricultura

Já na quinta-feira (29), o deputado Ernani Polo, a diretoria da Farsul e deputados da Frente Parlamentar da Agricultura Gaúcha (FPA) reuniram-se com a Ministra da Agricultura, Tereza Cristina, e com o governador do Estado, Eduardo Leite, ocasião na qual foi entregue documento solicitando medidas urgentes para apoiar os setores leiteiro e arrozeiro, que enfrentam sérias dificuldades.