Deputado Ernani Polo acompanhou comitiva de prefeitos que solicitaram atenção especial às barragens de Garabi e Panambi, que estão incluídas nas demandas do projeto ” Cresce RS”

O deputado estadual Ernani Polo esteve, na terça feira (22), acompanhando, em audiência no Palácio Piratini, comitiva de prefeitos e vice prefeitos de 14 municípios da Grande Santa Rosa, que foram levar ao governador Eduardo Leite, um conjunto de pleitos para o desenvolvimento regional, em especial sobre as barragens Panambi e Garabi, esta na região das Missões. Também estiveram presentes o presidente da Acisap, Odaylson Éder, os deputados Jefferson Fernandes, Matheus Wesp e Zilá Breitenbach e representantes de demais parlamentares.

A Associação dos Municípios da Grande Santa Rosa destacou a importância da implementação das barragens para o Estado, pois há capacidade de geração de energia da ordem de 2,2 gigawatts, o que contribuiria em muito para uma maior autossuficiência energética para o RS. Os projetos estão parados e o governador se comprometeu em apoiar o pleito solicitado para agilizar a parte que cabe ao Estado neste processo, solicitando que o secretário de Infraestrutura e Meio Ambiente, Artur Lemos, priorize a elaboração de um estudo técnico sobre a situação atual das barragens, para que se avance efetivamente para viabilizar as barragens.

Neste sentido, o deputado Ernani Polo, presidente da Frente Parlamentar em apoio as Pequenas Centrais Hidrelétricas ma Assembleia Legislativa, levou a pauta da urgência da viabilização das barragens Panambi e Garabi ao ” Cresce RS “, iniciativa que visa destravar os principais projetos estratégicos do Estado, em parceria da Assembleia Legislativa, governo, demais poderes do RS e entidades da sociedade civil  ” Seguiremos acompanhando de perto o andamento deste pleito junto ao governo do Estado. As barragens são fundamentais tanto para alavancar o desenvolvimento regional do RS como um todo, com geração de emprego e renda, como também para a matriz energética do Estado. É um tema prioritário e estratégico para nós” afirmou o deputado Ernani Polo.