Na última segunda feira, em Porto Alegre, foi realizada reunião, através pela Frente Parlamentar em Apoio a Evolução do Status Sanitário Animal do RS, da Assembleia Legislativa, coordenada pelo deputado estadual Ernani Polo, com entidades representativas do setor agropecuário, deputados estaduais, bancada federal gaúcha, na presença do coordenador, deputado Giovani Cherini e o deputado Alceu Moreira, presidente da Frente Parlamentar Agropecuária, além do senador Luis Carlos Heinze.

O objetivo do encontro, que contou com palestras técnicas da secretaria estadual da agricultura, MAPA e Fundesa, é buscar um nivelamento das informações e o compartilhamento das ações que foram implementadas ao longo dos últimos anos, visando a elevação do status sanitário do RS, para possibilitar que o Estado avance para a condição de zona livre de febre aftosa sem vacinação.

Na ocasião, a bancada federal sinalizou com a destinação de recursos para ações de defesa sanitária animal e também vegetal, visando reforçar ainda mais as condições de sanidade do RS, posição que é muito importante no intuito de avançarmos na direção da evolução de nosso status sanitário. “Isto nos colocará em um outro patamar, abrindo novos mercados, tão necessários para que tenhamos mais competitividade. O RS não pode ficar para trás”, afirma o deputado Ernani Polo.