Na noite da segunda-feira, 06, o deputado Ernani Polo esteve em Torres, participando de audiência pública da Comissão de Economia, Desenvolvimento Sustentável e do Turismo da Assembleia Legislativa, a qual tratou sobre a implementação de um Porto no município.

Na companhia do senador Luís Carlos Heinze, que levou a demanda ao Senado Federal, a qual o deputado Ernani Polo já vinha acompanhando desde o ano passado, do secretário estadual do desenvolvimento, Ruy Irigarai e de demais deputados estaduais, o parlamentar defendeu a iniciativa da construção de um Porto em Torres: ” A construção do porto estimularia muito o escoamento da produção de grãos. Só nossa produção de soja dobrou em 10 anos. O porto traria também aumento das exportações do pólo metal-mecânico da serra, entre outras ações portuárias, e fomentaria ainda mais o turismo na cidade e região. As atividades não eliminariam as demandas do porto de Rio Grande, fundamental para a logística do Estado“, salientou o deputado.

 A previsão de investimentos, totalmente de iniciativa privada, é da ordem de 1,2 bilhão de reais. Foi anunciado na audiência que a Marinha está realizando estudo de viabilidade de calado ( profundidade) e brevemente serão divulgadas as definições do potencial do porto.

“É um primeiro passo de uma ação que pode representar muito para o desenvolvimento de nosso Estado. Tudo será feito com as devidas preocupações ambientais e para não ferir legislações. O Rio Grande do Sul precisa se modernizar com iniciativas concretas e esta é um bom exemplo”, finalizou o deputado Ernani Polo.

O prefeito de Torres, Carlos Souza, também reiterou a necessidade da implementação do porto, assim como demais lideranças do município.