O presidente da Assembleia Legislativa, Ernani Polo, inaugurou o novo acesso principal ao Palácio Farroupilha. A portaria foi reformada e modernizada para facilitar o fluxo de entrada e saída do público que circula pelo prédio do Parlamento. A obra, que havia se iniciado em maio passado, foi aprovada pela gestão compartilhada da 55ª Legislatura e licitada em 2019.

No saguão da portaria, o espaço interno ficou maior, o que evitará aglomerações e permitirá até a realização de eventos de pequeno porte. A escadaria que dá acesso à Praça da Matriz foi transferida alguns metros até uma área descoberta, o que transforma o espaço sob a esplanada num grande hall. O novo acesso também melhorou a acessibilidade de pessoas com deficiência e garantiu espaço seguro para quem chegar de bicicleta: um novo paraciclo, com capacidade para nove bicicletas, foi instalado junto à fachada. Já ligação com a rua Duque de Caxias, pela esplanada do prédio, que era uma rampa para veículos pouco utilizada, passou a ser uma escadaria.

Ainda, neste ano, foi concluída a licitação para obras de modernização, reforma e ampliação dos banheiros do Palácio Farroupilha, cujos trabalhos começaram neste mês. Serão reformados 35 banheiros e criados outros dez, todos com fraldário e acessíveis a pessoas com deficiência.

Outra melhoria em andamento na Assembleia é a troca do sistema de ar-condicionado no prédio, que começou em 2018 e foi realizada em dois andares neste ano. A partir de janeiro, a renovação ocorrerá no térreo. Com a medida, haverá redução de 40% no consumo mensal de energia elétrica. Já no Plenário 20 de Setembro será instalado guarda-corpo novo na altura padrão exigida pelos órgãos de segurança e melhorias na segurança e no acesso aos parlamentares.

“Olhamos muito para fora neste ano, mas também não deixamos de cuidar da Casa do Povo, onde o espaço plural é palco diário da construção de um futuro melhor para a nossa sociedade. Nessa frente, desenvolvemos ações que buscam melhorar a acessibilidade e a segurança do público frequentador do Palácio Farroupilha: deputados, sociedade e servidores. Neste ano, devido à pandemia, usamos pouco essa entrada”, comentou o presidente da Assembleia Legislativa, Ernani Polo, antes de descerrar uma placa alusiva ao ato ao lado dos deputados Gabriel Souza, Frederico Antunes e Juvir Costella.