O deputado Ernani Polo acompanhou, nesta quinta-feira (4), no Memorial da Assembleia Legislativa, reunião conduzida pelo presidente, deputado Luís Augusto Lara, de apresentação de proposta para a elaboração de uma carteira de projetos prioritários de desenvolvimento regional para o Estado como um todo. Para isso, se buscará o apoio e a colaboração dos outros Poderes, de instituições e entidades da sociedade civil.

Como exemplos de temas para integrar a carteira de projetos estão a necessidade de o Rio Grande do Sul atingir um novo patamar sanitário para acessar os mercados de proteína animal, questões relacionadas à infraestrutura, que têm dificultado a ampliação de plantas industriais no Estado, construção de obras e de estradas, investimentos em energia e demais ações que envolvem a sociedade gaúcha de maneira geral.

Serão estabelecidas metas prioritárias e construídos procedimentos entre os poderes para viabilizar estas ações, vencendo burocracias para destravar o Estado.

Na próxima segunda-feira, os técnicos de cada entidade estarão reunidos para identificar e definir prioridades. Órgãos federais como Ministério do Trabalho e Ibama serão chamados a debater as medidas de agilização dos projetos.