O deputado Ernani Polo participou, nesta sexta-feira, 9, em Frederico Westphalen, na Universidade Regional Integrada (URI), da 45ª edição do dia estadual do Porco, que todo ano acontece na segunda sexta-feira de agosto.

O Rio Grande do Sul é o terceiro maior produtor de suínos do país e é grande exportador. O setor é responsável por cerca de 200 mil postos de trabalho no Estado e fundamental para a economia gaúcha. Para o parlamentar, a assistência ao setor é fundamental: “Seguimos apoiando sua produção para que se possa ampliar mercados a suinocultura e gerar mais emprego e renda. Parabenizo o presidente da Acsurs Valdecir Folador e diretoria pela organização do evento”, destacou Ernani Polo.

O evento é promovido pela Associação de Criadores de Suínos do Rio Grande do Sul (Acsurs) juntamente com a administração municipal de Frederico Westphalen e atrai um público de até 1.000 pessoas, entre suinocultores independentes e integrados, representantes de cooperativas e agroindústrias, técnicos, veterinários, autoridades ligadas ao setor e estudantes da área. A cidade foi anfitriã pela primeira vez há 38 anos, quando o evento estava na oitava edição.

Estavam presentes o governador do Estado Eduardo Leite, o secretário da agricultura Covatti Filho, deputados, prefeitos e vice-prefeitos, vereadores, representantes do setor de suínos e demais autoridades,